Sobre o Caxiri


"Não é de hoje que a memória se atualiza para manter viva a cultura num movimento necessário e constante. Os povos indígenas são agrupamentos humanos movidos pela atualização que a memória faz permanentemente e que é sentida pela utilização da palavra e os novos elementos que ela incorpora enriquecendo as manifestações das culturas e o repertório oral de seus velhos contadores de histórias.
Estas sociedades perceberam que o mundo ocidental está em constante mutação e por isso estão buscando dominar o instrumental para atualizar a memória ancestral enquanto lutam para manter viva a tradição oral que sempre foi sua marca registrada.
1º Caxiri na Cuia: Colóquios com a Literatura Indígena tem como expectativa o debate para o universo da academia a fim de mostrar como esta atualização está se dando de forma a complementar - e não destruir - a oralidade dos povos indígenas brasileiros. Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de um pensamento holístico que mostre a inter-relação entre Tradição e as tecnologias como movimento de continuidade e renovação.
Contando com a presença de importantes e representativos nomes do cenário nacional, o 1º Caxiri na Cuia: Colóquios com a Literatura Indígena quer convocar a comunidade acadêmica - em todos os níveis - a refletir sobre os caminhos da literatura indígena nos dias atuais.
Por fim, nosso encontro é também uma celebração. É a celebração da resistência da memória. É a celebração do livro-memória que vai ganhando contornos e abrangências para além da nossa própria expectativa e vai nos mostrando que este caminho nos coloca dentro da grande Teia da Vida."


Daniel Munduruku

Sem comentários: